O diHiTT, para quem desconhece, é uma rede social do Brasil, que quanto a mim, e a analisar pelos números das diferentes redes sociais que utilizo, é indubitavelmente a melhor rede social do Brasil!
As redes sociais são extremamente importantes na manobra de actuação dos bloggers. Além de providenciarem backlinks de qualidade, são locais que geram grandes quantidades de tráfego adicional para o seu blog, e também espaços onde é possível travar novas amizades e conhecer outros bloggers de meios completamente distintos.
O que um blogger procura sempre numa rede social, é um estatuto que faça dele alguém credível, influente e reconhecido. Juntamente com todos esses atributos sociais, o blogger procura visitantes e tráfego extra para o seu blogs.
O diHiTT é ainda um bébe quando comparado com grandes redes sociais como o Digg por exemplo, mas está com um crescimento extremamente acentuado e prevejo que nos próximos 6 meses as coisas melhorem ainda mais.
Há algum tempo o colega Rui escreveu um artigo sobre o efeito Digg, que espelha bem o potencial das redes sociais. Aproveito os dados do Rui, vamos analisar:
No dia em que o Rui conseguiu ter o seu artigo na primeira página do Digg, recebeu cerca de 7000 visitas, num único dia. Muita fruta não é?
Na realidade o diHiTT ainda está longe deste efeito, mas para lá caminha, espero eu e todos os membros da comunidade.
Ainda assim, e embora o diHiTT não seja nenhum canhão de tráfego, é facilmente uma fonte credível de visitantes mensalmente.
Conseguir atingir uma média de 2000 visitantes/mês é relativamente simples, seguindo algumas estratégias que considero vitais.
Como conseguir 2000 visitas mensais com a rede social diHiTT!
São vários os processos que utilizo para estar sempre posicionado no Top10 dos utilizadores mais influentes do diHiTT. Na realidade agora estou em 9º lugar, e parece que vou ficar por ali, o que é quanto a mim uma posição bastante satisfatória.
Vamos então analisar os passos mais importantes para conseguir atrair 2000 visitantes vindos do diHiTT todos os meses:
Notícias de Qualidade – Um dos pontos-chave nas redes sociais é qualidade dos artigos que um determinado utilizador escreve. Utilizadores regulares e que escrevem repetidamente conteúdos de elevada qualidade, são geralmente marcados e fixados nas mentes dos outros utilizadores. Há sempre muito utilizador que não vota na sua notícia, mas que visita o conteúdo que você escreveu. Isso é sempre mais importante
Os títulos das notícias – Nas redes sociais geralmente, só se lêem os títulos das notícias. Se um determinado título for extremamente atractivo e chamativo, então é que o utilizador vai clicar e verificar se de facto aquele conteúdo corresponde ao que ele estava pensando na altura em que clicou.
Embora títulos muito bons sejam uma estratégia eficiente, é preciso que depois sejam correspondidos com um conteúdo igualmente de qualidade.
Não vale a pena tentar enganar os seus leitores e/ou as redes sociais com títulos pouco realistas, porque mais tarde irá pagar essa factura.A Regularidade – As redes sociais vivem dos utilizadores mais regulares e fieis à casa. Muitos são os que se registam e deixam de participar, pelas mais variadissimas razões, pelo que ser um membro regular pode ter vários benefícios. No diHiTT por exemplo, um dos factores que leva à definição do Top20 dos utilizadores mais influentes da rede social, é o número de conteúdos submetidos. Embora eu discorde que este deva ser o único factor de avaliação, é sem dúvida premiar quem é mais regular e proactivo na comunidade.
Posicionamento Influente – No diHiTT, estar posicionado no Top20 dos membros mais influentes tem diversas vantagens. Existe uma maior exposição aos novos membros e aos visitantes. Uma das coisas que noto com maior frequência, é que ao estar nesse lugar de destaque, recebo muito mais pedidos de amizades, que são extremamente importantes nesta rede social (ver próximo ponto).
Amigos e Amigas – Quantos mais melhor. É geralmente assim que as redes sociais funcionam, e o diHiTT não é excepção. Uma das grandes vantagens do diHiTT, é que adição de amigos é extremamente simples e efectiva.
Ter muitos amigos é extremamente importante, porque é para eles que você envia todos os seus conteúdos posteriormente a publicá-los na rede.Actualmente tenho 2067 amigos que fazem com que seja um dos utilizadores com mais colegas dentro da rede social, tirando o Pablo, o administrador do projecto.
É a estes 2067 amigos que envio todos os dias as notícias que insiro no diHiTT. Logicamente muitos não as recebem, outros desactivam as notificações por email, e há ainda outros tantos que provavelmente já desistiram do diHiTT ou mudaram o seu estilo de vida.
É por causa disso mesmo que é extremamente importante ter muitos amigos, porque a tendência é para que existam sempre mais e cada vez com maior qualidade.
Se garantir que 65 amigos visitam o seu website, então já conseguiu atingir as 2000 visitas/mês!Excesso não ajuda – Quanto a mim e da minha experiência no diHiTT nos últimos 3 meses, publicar mais do que 2 artigos por dia pode ser penoso e pouco vantajoso.
Os utilizadores da rede não gostam de ser massados e bombardeados com toneladas de notificações por dia. Por isso é que muitos acabam por desactivar as notificações e não chegam a ler metade dos conteúdos inseridos.
Seja regular, mas não publique conteúdo em excesso. Além de ser penoso para quem lê, também divide e muito, o número de votos. Há muito utilizador que pode votar em 2 ou 3 conteúdos seus, mas se forem muito mais, dificilmente ele irá prestar atenção aos outros conteúdos, e ainda que vote, será sempre um voto que não irá converter em visita.Votar em Notícias – As redes sociais não servem apenas para o seu proveito próprio. Servem também para fazer amigos, e para ajudar amigos. É importante que faça da rede social um espaço de vivências e não apenas um local onde você vai buscar dividendos às custas de outros.
É importante ajudar os outros utilizadores a atingirem um nível igualmente positivo e lucrativo. Isso passa também por votar nas notícias dos outros utilizadores, e visitar os seus blogs, quando os conteúdos são do seu agrado.
É impressionante a quantidade de utilizadores que vota constantemente em notícias suas, quando provavelmente você nunca votou numa única notícia deles.
Além de que ao votar numa notícia de outro utilizador, a probabilidade de ele votar numa notícia sua é bastante maior.Estatuto - Todos os pontos acima referidos são a forma de obter o sucesso desejado dentro da rede social diHiTT. Foram e são, todos os passos que executo diariamente na rede, onde vá conheci diversos outros bloggers, com os quais já iniciei uma amizade e uma partilha de experiências. É este o impacto das redes sociais no nosso quotidiano.
Recentemente, fui premiado pelo Pablo com um link fixo no diHiTT, devido à qualidade dos artigos do Fique-Rico, e do feedback que os utilizadores estão dando do blog, dentro da própria rede social. Se o seu blog é recomendado por outros bloggers, então tudo se torna mais fácil e o número de visitantes só terá tendência para crescer.
O diHiTT tem quanto a mim, diversas qualidades emergentes, que mais tarde ou mais cedo irão fazer dele um espaço de referência.
Participo em muitas outras redes sociais, onde praticamente já tive artigos de primeira página em todas elas, e nenhuma outra consegue atrair tanto tráfego como o diHiTT. Muito menos tráfego de qualidade.
É importante retirar desta lição, que as redes sociais não são meramente espaços onde colocamos conteúdos e ficamos à espera. Uma rede social é muito mais do que isso, e exige muito mais do que isso.
A necessidade de uma rede social por vezes é incompatível com a disponibilidade do blogger, compreensivelmente. Mas certamente que os grandes projectos e os grandes blogs, não se fizeram na base da facilidade e da desmobilização, antes pelo contrário.
Espero que este pequeno guia sobre o diHiTT o possa ajudar a procurar uma nova fonte de tráfego para o seu blog, isto no caso de ainda não ser um utilizador da rede.
Se por acaso passar por lá, adicione-me como amigo. Estou em: http://dihitt.com.br/usuario/FxDiamOnD
Até Já!